6 benefícios da simulação virtual para trabalhos em altura 

Leitura: 3 min

A realização de treinamentos para trabalhos em altura ainda é um grande desafio, por conta de vários fatores, como riscos, custos com alocação e espaço. De todos os métodos atuais de treinamento em segurança no local de trabalho, a simulação em realidade virtual tem se destacado e proporcionado inúmeros benefícios, porque permitiu que os colaboradores experimentassem os potenciais riscos de seu trabalho em um ambiente seguro e controlado. 

Com base nisso, o Estúdio Haus, desenvolveu o Simulador Virtual para Trabalhos em Altura que visa contribuir com medidas de proteção e garantir a segurança e saúde dos colaboradores que realizam atividades de risco. 

O simulador consiste em um software que apresenta aos usuários os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados para trabalhos em altura. Bem como, permite a prática de escaladas simuladas de modo imersivo e sensorial, oportunizando ao usuário o cometimento de erros e suas consequências, como, por exemplo, uma queda em razão do mau uso do EPI. 

A experiência do treinamento simulado pode ser feita com a utilização de equipamentos portáteis, como o headset da empresa Meta – dispositivo colocado na cabeça que fornece realidade virtual para o usuário através dos sentidos da visão e audição. 

Com o propósito de levar a segurança do colaborador no mundo virtual, recomenda-se que a simulação ocorra em uma área livre de, no mínimo, 4m² (quatro metros quadrados). Neste ponto, o dispositivo Meta Quest 2 conta com uma ferramenta conhecida como guardião, que é o limite virtual utilizado para demarcar uma área segura no seu espaço físico. Assim, ao aproximar-se dos limites virtuais, pisando nas bordas ou fora delas, o simulador emitirá alertas ao usuário. 

Benefícios da simulação virtual 

Mas, afinal, quais são os benefícios da simulação virtual para o negócio? Elencamos a seguir alguns pontos que valem a pena ser considerados. 

  • Aumento de motivação: Proporciona um ambiente de aprendizado imersivo com experiências extraordinárias. 
  • Confiança: Enriquece a apresentação teórica e proporciona aos profissionais plena confiança na utilização dos equipamentos de segurança. 
  • Aprendizagem ativa: Coloca o colaborador como o foco principal de todo o processo, envolvendo-o de forma ativa na aquisição de conhecimento. 
  • Redução de custos: Evita a mobilização de diversos recursos para realizar o treinamento (interdição do local, desgaste de equipamentos, tempo, mobilização de pessoas). 
  • Redução de espaço: Disponibiliza um ambiente virtual ilimitado em uma pequena área real, reduzindo custos e tempo com locação de espaços. 
  • Redução de risco: É possível vivenciar procedimentos de alto risco sem colocar as pessoas e o negócio em perigo. 

Em outras palavras, a simulação virtual propicia benefícios não apenas ao negócio, mas concede aos trabalhadores experiência de aprendizado eficiente, aumentando o controle, autoestima, motivação, concentração e reflexos rápidos. Além disso, reduz o tempo gasto em aprendizado, erros, acidente e estresse. 

Portanto, como vimos ao longo desta leitura, a utilização de simulação virtual para treinamentos é mais uma oportunidade para otimizar e reduzir custos e riscos ao negócio. Se você gostou deste artigo confira também realidade virtual aplicada na indústria

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter e
receba conteúdos exclusivos

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Contato

Uma maneira inteligente de oferecer uma experiência única e altamente interativa. Vamos começar?