3 vantagens na utilização de simuladores virtuais para treinamentos 

Leitura: 3 min
Simuladores virtuais para treinamentos

As leituras e palestras são excelentes instrumentos quando o assunto é transmitir informações. No entanto, em determinados processos de aprendizado, somente a teoria não se faz suficiente; exige-se do aprendiz prévio contato com a realidade visando a prevenção de falhas quando da prestação do serviço ao usuário. 

A depender da atividade a ser executada, lançar o treinante diretamente no ambiente da prática pode gerar riscos imensuráveis, como exemplo das áreas de medicina, aviação, construção civil, geração de energia nuclear, profissões espaciais, dentre outras, e a utilização de simuladores nestes casos apresenta-se como alternativa segura e viável para melhor preparação dos profissionais para a realidade. 

Em determinados setores, os erros humanos podem ser previstos e trabalhados através da simulação, gerando maior segurança na execução das operações não apenas para os usuários, como também para os operadores dos serviços. 

Leia mais sobre as principais causas de acidentes do trabalho no Brasil

A seguir, elencamos algumas das vantagens da utilização de simuladores virtuais para treinamentos que exigem maior prevenção de falhas humanas. Acompanhe. 

1. Teoria previamente aplicada 

O conhecimento é o pilar de qualquer operação, mas sem a experiência prática é passível de erros que eventualmente só se corrigem com o tempo, tempo este que nem todo serviço pode esperar. 

Imaginemos o operador com conhecimento para desarmar materiais explosivos, em um ambiente com milhares de civis correndo risco de morte, mas que nunca havia tido contato real com explosivos. A chance desse indivíduo incorrer em falha na primeira tentativa é desmedida, com grandes riscos de ser a última. 

A utilização de simuladores virtuais para treinamentos oferece maior clareza e firmeza ao operador de serviços ao visualizar, com menor tensão, a aplicação prática do conhecimento na atividade a ser executada. 

2. Execução com segurança  

Ao proporcionar uma experiência real ao aprendiz, os riscos para si e para outrem são minimizados significativamente. Os simuladores proporcionam um ambiente capaz de reproduzir situações reais em um espaço tridimensional, controlado virtualmente e de modo a possibilitar a interação do usuário com a realidade simulada. 

Com este mecanismo, é possibilitado ao operador detectar eventuais falhas do equipamento a ser manipulado, gerar situações emergenciais, exaustivas, inusitadas, induzindo o aprendiz a buscar soluções, oportunizando-o aprender com seus erros sem promover riscos reais na operação. 

3. Processo otimizado, economia para a empresa 

Além da segurança e da aplicação do conhecimento teórico em um ambiente seguro, os simuladores têm a função de aprimorar a execução dos serviços prestados, otimizando o tempo empregado nas tarefas e a qualidade entregue ao final. 

O treinamento utilizando-se da realidade simulada serve não apenas para operadores iniciantes, mas, também, como mecanismo de reciclagem dos profissionais atuantes, como meio de manter a prestação de serviços sempre consonante com as demandas atuais, bem como proporcionar a exposição dos operadores à situações intensas sem o risco de prejuízo real. 

Além do mais, em ambientes simulados é possível a reprodução do mesmo cenário, por diversas vezes e por vários usuários – inclusive ao mesmo tempo, até que a lição seja aprendida, evitando, assim, eventuais gastos futuros com reparos, ou até mesmo danos irreversíveis, que podem ser evitados com o devido treinamento. 

Para saber mais esse e outros assuntos sobre tecnologias imersivas em treinamentos corporativos, inscreva-se em nossa newsletter abaixo, para que possa receber os artigos em primeira mão! 

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter e
receba conteúdos exclusivos

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Contato

Uma maneira inteligente de oferecer uma experiência única e altamente interativa. Vamos começar?