Realidade virtual na indústria: como melhorar a segurança de fabricação

Leitura: 2 min
realidade virtual na indústria

O alto desempenho produzido pelas empresas do setor industrial está justamente relacionado ao bom desempenho dos maquinários e equipamentos, que pode ser garantido por meio de processos de manutenção preventiva.

Hoje, tecnologias que trazem inteligência, otimização de tempo, redução de custos e aumento de produtividade estão disponíveis e contribuem diretamente para a revolução industrial, como a realidade virtual.

Dentre os inúmeros benefícios que a realidade virtual propicia aos colaboradores, destaca-se a capacidade de imersão em simulações tridimensionais do mundo real. A experiência de estar em um ambiente virtual pode conferir uma melhor visão da realidade aos usufruidores.

No setor fabril, por exemplo, submeter processos de segurança aos recursos da realidade virtual promete melhorias no local de trabalho desde o planejamento de instalações a treinamentos e operações de trabalhadores.

Leia mais sobre um dos tipos de equipamentos de realidade virtual, o Meta Quest 2.

Benefícios da realidade virtual na indústria

A tecnologia da realidade virtual, também conhecida como tecnologia VR, é responsável por entregar aos fabricantes experiências satisfatórias e aperfeiçoamento dos processos de fabricação, permitindo-lhes equilibrar segurança e produtividade, padronizar treinamentos e melhorar práticas, além de reduzir riscos nas operações, conforme podemos perceber a seguir:

  1. Equilíbrio entre segurança e produtividade

Por meio de uma simulação virtual do ambiente de trabalho, o acesso às informações torna-se rápido e preciso. Desse modo, utilizando a tecnologia VR, os fabricantes conseguem equilibrar segurança e produtividade, pois layouts virtuais e modelos humanos 3D permitem uma visualização mais clara de possíveis riscos, além de testar diferentes métodos de produção e reduzir tempo e custos no processo.

  1. Padrão de treinamento e aprimoramento das práticas

As simulações virtuais também permitem que o mesmo ambiente simulado possa ser utilizado por diversos trabalhadores em diferentes funções, dado o caráter interativo da VR. Oportunizando, assim, que haja uma padronização dos treinamentos e aprimoramento das práticas de modo equitativo a todos os operadores. Além disso, facilita a captura e o compartilhamento de boas práticas em instalações globais.

  1. Redução de riscos em operações

Melhorar a segurança dos processos também interfere em reduzir o risco nas operações de fabricação, pois as falhas e a precisão nas operações são mais bem compreendidas. Assim, além de fornecer aos fabricantes a oportunidade de avaliar o nível de habilidade de cada operador, os trabalhadores podem receber instruções de trabalho em 3D e informações específicas para cada produto.

E aí, gostou das informações desse conteúdo sobre realidade virtual na indústria? Confira este texto que explica as 3 vantagens na utilização de simuladores virtuais para treinamentos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter e
receba conteúdos exclusivos

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Contato

Uma maneira inteligente de oferecer uma experiência única e altamente interativa. Vamos começar?